Câmara de Paverama entrega troféu ‘Mulheres que Inspiram’

07/03/2025 às 09:18

O troféu ‘Mulheres que Inspiram’ existe desde 2023, por meio da Lei Municipal 3299/2023, de autoria da vereadora Ana Sirlei Vargas.

O troféu ‘Mulheres que Inspiram’ existe desde 2023, por meio da Lei Municipal 3299/2023, de autoria da vereadora Ana Sirlei Vargas.
O troféu ‘Mulheres que Inspiram’ existe desde 2023, por meio da Lei Municipal 3299/2023, de autoria da vereadora Ana Sirlei Vargas.

A Câmara de Vereadores de Paverama foi tomada pela emoção, na noite desta quinta-feira, dia 6, com a entrega da 3ª edição do troféu ‘Mulheres que Inspiram’.

Maria Luisa Nierich e Nair Tereza Janstch Dupont, foram homenageadas pela Câmara Municipal de Vereadores, de forma unanime, com indicação dos edis Carlos Alexandre da Silva Dutra e Ingrid Marise Strauss, respectivamente.

A solenidade ocorreu após as explanações nos expedientes Liderança e Comum, onde os vereadores aprovaram 1 projeto de lei, 2 moções e 5 indicações.

Sobre as homenageadas:

Maria Luisa Nierich é um símbolo do empreendedorismo feminino no municípi, com mais de 30 anos de trajetória marcada pela superação. Filha de agricultores, iniciou sua carreira em firmas de calçados e, após adquirir sua primeira máquina de costura, fundou seu próprio negócio em um contexto que subestimava o potencial feminino. Sua empresa, reconhecida pela qualidade ao receber o selo Abvtex Ouro, emprega 16 colaboradores e se destaca no setor, provando que competência supera preconceitos.

Além de empresária, Maria Luisa é mãe, sogra e avó, e ativa na comunidade, tendo coordenado um grupo de jovens na igreja católica. Sua história é um exemplo de liderança e generosidade, inspirando muitos ao seu redor e deixando um legado significativo tanto no mundo dos negócios quanto em sua comunidade.

Nair Tereza Jantsch Dupont, reconhecida por sua dedicação à educação e à preservação da história de Paverama. Nascida em 1939, Nair começou sua trajetória como educadora, lecionando nas escolas do município e atuando como diretora da Creche Casa da Criança.

Além de sua contribuição na educação, Nair se envolveu ativamente na comunidade, participando de diversas iniciativas sociais e culturais ao lado de seu falecido esposo, Anselmo Dupont. Mesmo após se aposentar em 1997, ela continuou sua missão de registrar a história local, resultando em obras importantes como "Paverama Ontem e Hoje I e II" e "Um Olhar do Papa para os Jovens". Nair é vista como uma guardiã da identidade de Paverama, servindo de inspiração para futuras gerações.

Publicações

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.