Sessão do dia 5 de maio.
Leia a Sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Paverama
10/05/2016 às 14:15
Na sessão ordinária de quinta-feira, dia 5 de maio, sob a presidência de José Vilson Ferreira (PSDB), entraram na ordem do dia um projeto de lei do Executivo, três projetos de lei do legislativo e um requerimento.
Foi aprovado por unanimidade o projeto nº 15, baixado na sessão anterior, que instituiu o serviço de transporte escolar para os alunos da rede municipal de ensino de Paverama.
Também foram aprovados por unanimidade os seguintes projetos do legislativo: projeto nº01, que dispõe sobre fixação dos subsídios do prefeito e vice-prefeito municipal de Paverama para o período de 2017 a 2020; projeto nº02, que dispõe sobre fixação dos subsídios dos vereadores e presidente da Câmara Municipal de Paverama para o período de 2017 a 2020 e projeto nº03, que dispõe sobre a fixação dos subsídios dos secretários municipais de Paverama para 2017 a 2020.
Ainda foi aprovado por unanimidade o requerimento nº05, de autoria do vereador Carlos Alexandre Dutra, que solicita relatório contendo número de horas pagas pelos munícipes para execução de obras e serviços da Secretaria de Obras, contendo valores e execução delas informando as solicitações não executadas, qual a data do pedido e a data da obra. A próxima sessão ordinária será dia 19 de maio, às 19h, no plenário da Câmara de Vereadores.
Pronunciamentos:
Carlos Alexandre Dutra – O vereador do PP, iniciou seu pronunciamento no espaço de lideranças para comentar comentando a nota de esclarecimento do secretário de Indústria e Comércio do município Ezequiel Althaus, justificando a não realização da comemoração de aniversário de 28 anos de emancipação. ‘‘Sabemos da importância do anúncio da FRUKI para o município, porém este ato poderia ter sido realizado em um outro momento, e reservada esta data para festejar os 28 anos’’, disse. Dutra elencou também a responsabilidade de cada vereador tem como representante da comunidade. ‘‘Não estamos por vontade própria, mas fomos eleitos pelo povo, e temos a função de fiscalizar e levar até a tribuna suas solicitações. Por isso quando as pessoas sentem a necessidade de cobrar alguma coisa eles procuram o vereador’’. O vereador referiu-se ao seu requerimento, no qual solicita relatório contendo número de horas pagas pelos munícipes para execução de obras e serviços da secretaria de obras. ‘‘Fizemos este requerimento, em virtude de termos conhecimento de munícipes que já pagaram por serviços de secretarias e que esses ainda não foram executados’’, disse. Finalizando, Dutra lembrou de diversos casos de envenenamento de animais, que ocorreram no município, solicitando que a Policia Civil seja contada para auxiliar na resolução destes casos.
Antônio Cardoso de Vargas – O peemedebista destacou a relevância do trabalho do vereador, ando que muitas vezes isso não é valorizado. Manifestou-se também com relação a iluminação pública e serviços de cargas de terra que foram solicitados por munícipes, mas que não foram atendidos. ‘‘São muitas reclamações de falta de iluminação no interior, mas nada é feito para resolver. Pedidos de terra que já foram pagos a mais de 6 meses e ainda não foram entregues.’’, finalizou. Sobre a saúde o vereador elencou a situação da saúde no país e do Estado. Vargas lembrou de munícipes da Fazenda São José, que necessitam seguir o tratamento de saúde, mas que em virtude de dificuldades financeiras não tem como adquirir os medicamentos. Desta forma, pediu para que a Secretaria Municipal de Saúde, avalie o caso e os auxilie.
Carlos Alberto Hartmann – O vereador se pronunciou com relação ao projeto nº 15,o qual havia pedido baixa na última sessão, que instituía o serviço de transporte escolar para os alunos da rede municipal de ensino. Hartmann, comentou que alguns dados poderiam ter sido colocados na exposição de motivos, mas que agora está tudo resolvido, por se tratar de legislação federal. O vereador deixou uma pergunta no ar, o qual questionou a revisão do calendário de eventos do município, para que o Dia das Mães em Linha Brasil, não coincida com o rodeio de Paverama.
Darlan de Souza – O líder do PDT, explicou que os pedidos da secretaria de agricultura foram reorganizados, dando prioridade para as solicitações mais antigas. Primeiramente o serviço é executado e a cobrança é feita posteriormente. Manifestou também sua preocupação com a segurança do município e região, lembrando ações criminosas ocorridas nos últimos dias.
João Edson de Oliveira Moraes – O petista, manifestou sua tristeza devido a não ter sido dado destaque ou colocado uma faixa no novo veiculo Doblo/Fiat, que esta exposta em frente a Prefeitura, que teve o apoio de um parlamentar do PT. Moraes elencou que os vereadores tem grande importância de fiscalizar e trazer para a tribuna as solicitações da comunidade. ‘‘Muitas vezes cobramos aqui dos responsáveis pelas pastas da Administração, mas é em virtude de estarmos exercendo nossa função de representantes do povo’’.
Élio Griebeler – O vereador elencou que não está contra a vinda da Fruki para o município, mas que os atuais comércios da cidade também necessitam de atenção e assistência. ‘‘A vinda desta empresa para o município é um fato que vai ficar marcado na história, mas que somente gerará empregos daqui a 3 anos’’. O vereador referiu-se ao Secretário de Indústria e Comércio Ezequiel Althaus, destacando as manifestações feitas por ele em nota publicada no jornal. ‘‘Não estamos aqui para criticar, mas estamos em contato direto na rua com o povo e por isso somos muito cobrados’’, disse. Sobre a criação de projetos, Griebeler esclareceu que os edis não podem realizar projetos para gerar despesas ao município, citando o exemplo do projeto de repasse feito pelo Legislativo para auxiliar a Secretaria de Saúde.
Sérgio Francisco Griebeler – O vereador comentou que há muitos pedidos de acessos à propriedades, mas que nos últimos dias muitos já foram atendidos. Destacou também pedidos em aberto para melhorias na iluminação pública. Sobre as redes de água, Griebeler lembrou que o município recebeu uma verba Federal para realizações das melhorias, mas que em alguns pontos não foi finalizado. O vereador explanou também sobre os projetos que entraram em pauta e que tratam sobre a fixação dos subsídios dos vereadores, secretários e prefeito para a próxima administração.
Eldo Danir Dickel – Dickel referiu-se a nota do Secretário de Indústria e Comércio Ezequiel Althaus, comentando que todos tem o direito de se manifestar. Explicou a atuação do Legislativo, com relação aos projetos, que muitas vezes são retirados da pauta, para posterior discussão de detalhes com os responsáveis, para que após possa ser votado. ‘‘Nós não somos representantes de nós mesmos ou do prefeito, mas sim da comunidade’’. ou para a realização dos serviços que primeiramente são feitos para cobrança posterior. ‘‘A lei que passou aqui, que eu me lembro, dizia que pagava antecipado para depois fazer o serviço. Não sei com que base a Administração está realizando o serviço para depois cobrar’’.
Vilson José Ferreira – O líder do PSDB destacou o projeto que nº 15, que trata do transporte escolar e foi baixado na última sessão para algumas discussões. No entanto, em virtude de se tratar de legislação federal será aprovado na forma original.