Legislativo Aprova Projeto "Capoeira nas Escolas’

18/08/2022

Legislativo Aprova Projeto "Capoeira nas Escolas’
Legislativo Aprova Projeto "Capoeira nas Escolas’

A Câmara de Paverama aprovou na sessão de quinta-feira, dia 18, o Projeto de Lei Nº 013/2022, que institui nos educandários municipais o “Projeto Capoeira nas Escolas”, visando proporcionar à valorização da capoeira como atividade educativa, cultural, esportiva. Além de ser um elo de integração da comunidade com a escola, com o objetivo de promover o desenvolvimento cultural e criar uma alternativa de atividade esportiva para os alunos.

O Projeto de Lei é de autoria da vereadora Michele Caroline de Vargas (MDB) que destacou na tribuna a relevância esportiva e cultural da modalidade.

 

Esse projeto vem de encontro ao projeto do turno inverso indicado pela vereadora no ano passado, também aprovado um repasse financeiro para a obra de ampliação da EMF Prudêncio Franklin dos Reis nessa casa em 2021.

“É uma ferramenta que irá impactar na educação e nos cuidados das crianças. Agradeço à Administração Municipal, que quando apresentei a ideia prontamente entenderam e aceitaram esse acréscimo a proposta pedagógica das escolas. Fico ainda mais feliz que conseguimos ainda no mês de agosto, o mês da Capoeira, e assim podemos contemplar também os mestres e o histórico do esporte, que já a há quase duas décadas tem praticantes no município” destacou a Presidente da Câmara de Vereadores de Paverama.

A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Ela constrói relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos, sendo difundida de modo oral e gestual nas ruas, academias e escolas.

O esporte surge como atividade que desenvolve no aluno habilidades que vão além das capacidades físicas, pois pode-se trabalhar de forma lúdica, fazendo os alunos tomarem consciência do seu corpo e de suas capacidades motoras, facilitando o crescimento cognitivo e afetivo.

A Capoeira fortalece a autoestima na criança e adolescente, aprofunda a interação consigo mesmo e com o outro, melhora a capacidade de movimentos corporais em um jogo dançado e cantado, ampliando a visão de mundo.

O Projeto de Lei Nº 013/2022 teve apreciação unanime dos 9 vereadores da Câmara Municipal de Vereadores de Paverama.

Publicações

Usamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.