Legislativo Aprova Projeto de Lei que ‘Institui a Semana ‘Novembro Azul’

03/11/2022

Robson Davi de Azevedo Souza (PDT)

A Câmara Municipal de Vereadores de Paverama aprovou na sessão ordinária ocorrida no dia 03 de novembro o Projeto de Lei Nº 018/2022, de autoria do Vereador Robson Davi de Azevedo Souza (PDT).

O Projeto de Lei visa esclarecer aos homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), faz campanhas em todo o Brasil que pretendem conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeterem a exames preventivos.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que na última apuração em 2020 foram identificados mais de 65 mil novos casos da doença. O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.

Desta forma, os homens precisam se conscientizar mais, pois ao contrário das mulheres que vão ao ginecologista desde adolescentes, e que não possuem tanta resistência para procurar médicos preventivamente, para fazer exames e consultas corriqueiramente, os homens são mais arredios e tendem a procurar médicos muitas vezes em situações em que a doença já está muito avançada.

O presente Projeto de Lei instituido no mês de Novembro passa a constar no Calendário Oficial de Eventos do Município.